A partir de hoje (25/07/2025), todas as contas gov.br nível Ouro vinculadas ao CNPJ da empresa deverá ter a verificação em duas etapas desativada, para que seja possível acessar o certificado digital da empresa com sucesso.
Por que isso é necessário?
A verificação em duas etapas adiciona uma camada de segurança ao login com CPF, exigindo um código gerado pelo app. No entanto, esse recurso impede o uso do certificado digital vinculado ao CNPJ da empresa em sistemas que não solicitam esse segundo fator.
✅ Como desativar a verificação em duas etapas
🔹 Opção 1 – Pelo Aplicativo gov.br (no celular)
Acesse o app gov.br
Faça login com seu CPF (conta nível Ouro)
Vá até o menu “Segurança da conta”
Toque em “Verificação em duas etapas”
Clique em “Desabilitar verificação em duas etapas”
Confirme a desativação
🔹 Opção 2 – Pelo site gov.br (no computador)
Acesse o site: www.gov.br
Clique em “Entrar” no canto superior direito
Faça login com seu certificado digital
Irá aparecer a seguinte mensagem no primeiro acesso:

Feche todo o navegador e acesso novamente o site: www.gov.br
Clique em “Entrar” no canto superior direito
Faça login com seu certificado digital
Irá aparecer um timer de 2 minutos para aguardar:

Selecione a opção -> CONTINUAR SEM ATIVAR


Confirme a ação. Você verá uma mensagem de que a funcionalidade foi desativada com sucesso.
Caso surjam dúvidas, ficaremos à disposição através do nosso
WhatsApp: 41 99978-2811
Fonte: gov.br