F & C Assessoria Contábil

Pro labore, o que é? devo ter?

Mas afinal de contas o que é um pro labore e porque eu devo ter um. Você já deve ter visto e escutado várias vezes essa palavra, mas sabe o que ela significa?

O pro labore nada mais é do que um tipo de “salário” que o proprietário de uma empresa recebe pelo seus serviços, ou seja, assim como um empregado o sócio ou dono de uma empresa também deve ser remunerado pelo seu trabalho e para o nome dessa remuneração se dá: pro labore, dessa forma mesmo sem hífen e sem acento.

Sobre o pro labore é pago o INSS e o imposto de renda, pois assim como toda remuneração há encargos sociais. O INSS representa um gasto de 11% a 31% do valor retirado conforme tipo de tributação de empresa e o imposto de renda pode chegar até 27,5% dependendo do valor do pro labore, o que representa um custo elevado para o empreendedor e abre espaço para o seguinte questionamento:

Mas e agora porque eu devo ter um?

Todo sócio que trabalhe em sua empresa deve ser remunerado, isso é lei, portanto, se você é um sócio que atua na sua empresa tenha um pro labore, pois se você não tiver as consequências serão salgadas.

Um exemplo é o lucro que o empresário retira todo o ano, esse lucro não é remuneração não tem imposto, mas se não houver a separação dele com o pro labore, todo o valor do lucro pode ser tributado como o pro labore, pois será reconhecido como remuneração, então, são mais ou menos 31% de INSS e 27,5% de imposto de renda. É muito não é! Por isso cuidado certas economias.

Mas, apesar de ser um custo para a empresa o pró-labore tem inúmeras vantagens, pois como é um tipo de remuneração vinculada ao INSS isso permite que você possa ter acesso a vários benefícios como auxílio doença, aposentadoria, licença maternidade e outros… Com isso caro empreendedor análise com cuidado a importância do pro labore, evite economias de risco e caso tenha mais dúvidas entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top